Descubra os segredos para extrair todo o potencial que o marketing de conteúdo pode lhe oferecer.
Marketing de conteúdo é o uso da produção de conteúdo para atrair clientes, gerar engajamento, educar o mercado e ser visto como uma referência. Tudo isso por meio da produção de conteúdo. Para montar uma excelente estratégia de marketing de conteúdo é preciso ter em mente três tópicos:
- As personas
- A jornada de compra
- A produção em si
A seguir abordaremos cada um destes passos, como fazemos aqui na Atena Marketing, e como extrair o máximo deles.
As personas
Personas são personagens que uma marca cria para facilitar a compreensão do seu público-alvo. Essa criação é feita com base em muito estudo sobre o perfil de clientes reais.
Um exemplo ruim de persona é, no exemplo de um buffet de festa infantil: mulher, classe A/B, 25+, casada e com interesse em maternidade.
Um exemplo bom de persona é, no caso desta mesma empresa: Cintia, mulher, classe A/B, da faixa etária 25 a 35, casada, que possui uma rotina corrida, que dá preferência para produtos práticos e sente dificuldade em encontrar tempo para planejar uma festa de aniversário para as filhas.
Percebe a diferença de profundidade de conhecimento que o segundo exemplo tem em relação ao primeiro? Isso só é possível quando há um estudo e é este o segredo para que a persona agregue mais para a estratégia de marketing de conteúdo.
Dica: é comum que uma empresa tenha mais de um tipo de persona e deve ser realizado um estudo sobre cada uma delas. Lembre-se, personas são clientes reais, não ideais.
A jornada de compra
Jornada de compra é o estudo do processo que ocorre antes de uma compra ser efetuada. A jornada possui quatro etapas. Para facilitar a explicação, vamos exemplificar com um buffet de festa infantil.
-
Aprendizado e descoberta
O que é: Nesta fase o consumidor não tem muita clareza sobre um problema que tem. É preciso chamar a atenção dele para este tema.
Exemplo: A Cintia sabe que não tem muito tempo para planejar uma festa de aniversário para as filhas, mas ainda não tem muita clareza sobre o problema.
-
Reconhecimento do problema
O que é: Nesta fase, já ciente do problema que possui, começa a pesquisar mais sobre o tema, como e o quê fazer para solucioná-lo.
Exemplo: Nesta fase, já ciente das dificuldades que envolvem a realização de uma festa, Cintia começa a pesquisar sobre como poderia tornar esta tarefa mais fácil e ágil.
-
Consideração da solução
O que é: Nesta fase, após realizar uma pesquisa sobre as possibilidades de solução do seu problema, ele avalia qual é a mais interessante ou que mais combina com o seu perfil.
Exemplo: Cintia sabe que há duas possíveis soluções para planejar uma festa de forma ágil e fácil: contar com a ajuda de amigos ou contratar um buffet infantil que vai cuidar de tudo. Ela passa a pesquisar qual das soluções disponíveis combina mais com as suas necessidades.
-
Decisão de compra
O que é: Nesta fase, ele já decidiu qual solução usará e está avaliando as marcas disponíveis, seu preços, seus diferenciais e outros fatores que influenciarão na sua decisão de compra.
Exemplo: A Cintia já decidiu a festa das suas filhas num buffet infantil e está pesquisando quais são as empresas disponíveis em sua cidade.
Dica: como é comum que uma empresa tenha mais de uma persona, é preciso realizar um estudo de jornada de compra de cada uma delas.
A produção de conteúdo que atrai leads
Após estudar as personas e o trajeto que percorrem antes de realizar uma compra, chega a hora de colocar esse conhecimento em prática e produzir conteúdo que combine com cada persona e cada etapa da sua jornada de compra. Dessa forma, o lead receberá informações que o ajudarão a avançar nesse processo e será influenciado na decisão sobre qual marca escolher.
Dica: Ao final de cada produção – faça uma chamada para que o consumidor continue evoluindo no consumo de conteúdo referente às etapas de jornada de compra seguintes.
-
Aprendizado e descoberta
Produza conteúdo amplo e que chame a atenção da persona para um problema que ela tem pouco conhecimento.
No exemplo do buffet infantil seria algo como: Principais dificuldades em organizar uma festa infantil.
No exemplo deste texto: Os maiores desafios do marketing de conteúdo.
Nesta fase, o cliente tem pouco interesse pelo tema pois não tem ciência clara do problema que possui. Então, é preciso chamar a atenção com títulos bem chamativos e facilitar a absorção da informação com formatos como vídeo, listas ou infográfico.
-
Reconhecimento do problema
Já é possível aprofundar-se um pouco mais sobre o problema e as possíveis soluções.
No exemplo do buffet infantil seria algo como: Como tornar a organização de uma festa infantil uma tarefa fácil.
No exemplo deste texto: Desmistificando o marketing de conteúdo
Aqui o cliente já está mais disposto a dedicar tempo ao conteúdo. Por isso, é possível investir em textos mais completos, e-books ou webinares.
-
Consideração da solução
Aborde as possibilidades de solução para o problema do cliente e enfatize os diferenciais da solução que levam para a sua marca.
No exemplo do buffet infantil seria algo como: Festa infantil em casa ou em buffet?
No exemplo deste texto: Webinar: Marketing de conteúdo na prática. Neste caso seriam enfatizados os benefícios de contratar uma agência especializada ao invés de fazer tudo sozinho.
Alguns formatos de conteúdo que combinam com esta etapa são: tabelas comparativas, infográficos, e-mail marketing, webinar e e-book.
-
Decisão de compra
Agora que ele já decidiu qual é a melhor solução, é hora de mostrar que é a sua empresa é a que deve ser a escolhida.
No exemplo do buffet infantil seria algo como: As 5 festas infantis que encantaram seus convidados neste final de semana.
No exemplo deste texto: O caso das 3 empresas que tiveram sucesso com o marketing de conteúdo.
Os formatos que mais combinam com esta etapa são: cases, listas, galeria de fotos, whitepaper, trial de um produto e modelos de planilhas.
Agora que você já sabe quais conteúdos criar para atrair mais clientes, descubra quais são os 5 elementos essenciais na produção de conteúdo.
Boa leitura!
Se estiver precisando de ajuda, é só chamar, Atena Marketing